sexta-feira, 22 de maio de 2009

PARA QUEM PROCURA ESTÁGIO: OS PRÓS E OS CONTRAS

Procurar estágio em comunicação não é uma tarefa fácil: a remuneração é baixa, quase não se tem direitos e a lista de exigências é grande. Para quem nunca trabalhou, é uma ótima oportunidade de adquirir experiência, mas para quem já trabalha, é difícil optar entre um emprego efetivo, mesmo não sendo da área estudada, e um estágio, que apesar da lei criada em setembro do ano passado, ainda oferece muito pouco.

Ao pesquisar vagas de estágio para Jornalismo, encontramos valores entre 200 e 600 reais de bolsa-auxílio, muito baixos se comparados com os oferecidos para outras áreas. Mas em compensação, a maioria das vagas oferece benefícios extras, não previstos em lei, como vale-refeição, convênio médico e seguro de vida. As exigências são quase sempre as mesmas: inglês fluente, espanhol, conhecimentos em informática, e na maioria das vezes, só são aceitos candidatos a partir do segundo ou terceiro ano de faculdade.

Vale lembrar que estágio não é emprego, sendo assim, não oferece direitos trabalhistas como 13º salário, FGTS e registro em carteira. E é aí que entra a Lei do Estágio, numa tentativa de regulamentar a prática e impedir que os estagiários sirvam como mão-de-obra qualificada e barata para as empresas. A lei garante direitos como vale-transporte, carga horária limitada a 6 horas diárias, férias de 30 dias após um ano de atividades, e também esclarece dúvidas referentes à remuneração, que ocorre através de uma bolsa-áuxílio e não é obrigatória, ficando a cargo do contratante.

O Ministério do Trabalho é responsável pela fiscalização, mas a punição para quem descumpre a lei não é severa, consistindo apenas na proibição em receber estagiários por um período de dois anos.

Quem está procurando estágio, assim como nós aqui do Comunicação S/A, pode se cadastrar no site do NUBE (Núcleo Brasileiro de Estágios). Lá, o candidato encontra ofertas de vagas, dicas sobre mercado de trabalho e o melhor, tudo de graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário